CORE 360 PRO
CORE 360 PRO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância de treinar o Centro do Corpo!

A importância de treinar o Centro do Corpo!
Matheus Rodrigues Steiner
jul. 24 - 4 min de leitura
000

 

A vida moderna leva a maioria da população ao sedentarismo. E esse leva a um enfraquecimento e descompensação muscular que acarreta várias disfunções e dores.
Sendo a mais comum das dores a lombar.

E para prevenir e até mesmo aliviar dores e disfunções principalmente as posturais há um grupo de músculos de grande importância que devem ser trabalhados em sinergia com qualquer tipo de treinamento.

O conjunto desses músculos é o que chamamos de CORE. Hoje tão falado em academias e centros de treinamento, mais ainda depois do surgimento da prática mais efetiva do treinamento funcional, onde umas das bases dessa modalidade é a ativação do Core.

Essa região oferece suporte e movimento a todas as outras regiões do corpo, sendo importante em movimento ou quando parado. É a base dos movimentos nos esportes.

Há diversas maneiras de se treinar o Core, mas precisamos saber que objetivos queremos alcançar. E de antemão devemos ter alguns cuidados na execução desses exercícios. Para isso é imprescindível um bom conhecimento por parte do professor
assim como o aluno ter consciência corporal dos seus movimentos e seus limites.

Mas afinal, O que é o CORE?

⁣No inglês CORE significa núcleo. No esporte podemos dizer que é o centro do movimento. Muitos associam ao abdome, mas é muito mais. O core é uma unidade integrada de 29 pares de músculos que comportam o complexo
⁣lombo-pélvico-abdominal. É o centro de produção de força para todos os movimentos e onde se localiza o centro de gravidade.

⁣Composto por dois sistemas: de movimento e estabilizador. O sistema de movimento engloba a musculatura mais superficial da região e o sistema estabilizador a musculatura mais profunda. Trabalhando esses dois sistemas, temos uma completa e eficiente ação do Core.

⁣Devemos começar pelo trabalho do sistema estabilizador composto pelos músculos: transverso abdominal, oblíquo interno, multífidus, músculos do assoalho pélvico e
⁣transverso espinhal.

⁣O sistema de movimento é composto pelos músculos: grande dorsal, eretor da espinha,
⁣psoas, bíceps femural, glúteos, adutores e abdutores do quadril, reto abdominal e oblíquo externo.

Mas, quais as funções do CORE?

⁣- Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;
⁣- Estabilizar cintura escapular, cintura pélvica e coluna durante os movimentos;
⁣- Gerar força para os movimentos do tronco;
⁣- Transferir energia entre o tronco e os membros;
⁣- Conexão articular entre membros superiores e inferiores;
⁣- Prevenir traumas excessivos e movimentos compensatórios, durante a ocorrência de movimentos nas extremidades;
- Prevenir lesões de um modo geral.

⁣ E os benefícios de trabalhar o CORE: ⁣
⁣- Facilita a execução dos movimentos corporais;
⁣- Melhora a postura;
⁣- Protege e facilita o funcionamento dos órgãos internos;
⁣- Melhora da composição corporal: massa magra desenvolvida ajuda na utilização de gordura como fonte de combustível;
⁣- Aumento de força, equilíbrio e a coordenação dos movimentos;
⁣- Melhora a respiração;
⁣- Evita a incontinência urinária;
⁣- Trabalho de alguns músculos estabilizadores profundos da região do abdome, tronco e outros que, por exemplo, a musculação em si não favorece;
⁣- Contribui para a performance atlética.

⁣Enfim, existem muitos benefícios e exercícios para fortalecer o core, assim como equipamentos que vão ajudar neste tipo de treino. Exercícios que utilizem apenas o peso do corpo também são muito eficazes. Tudo depende do objetivo que se quer alcançar.

⁣Um exercício do core é todo exercício que estimula padrões de recrutamento neuromuscular para garantir uma coluna estável, ao mesmo tempo em que permite um movimento eficiente e potente.

⁣É necessário lembrar que para qualquer tarefa a estabilidade da região lombo-pélvica-abdominal está envolvida, portanto o treinamento do core é funcional.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você