CORE 360 PRO
CORE 360 PRO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como iniciar os exercícios físicos do jeito que você nunca viu

Como iniciar os exercícios físicos do jeito que você nunca viu
Leandro Caldini
ago. 2 - 3 min de leitura
000

Durante nosso dia temos vários costumes que passam desapercebidos, como por exemplo a automatização de dirigir um veículo, ou como sair do seu trabalho de forma automática e chegar em sua casa sem perceber os detalhes que observamos pela rua, como uma propaganda, ou uma árvore recém plantada. Isso é normal, pois o nosso cérebro foi feito para economizar energia, já que ele gasta em torno de 30% da energia total do nosso corpo. Ou seja, somos ativados a não pensar muito. 

Desta forma entramos num loop chamado Hábito que faz com que tenhamos um dia mais automático e “econômico”, já que precisamos gastar energia com outros afazeres. 

Esse hábito é sustentado por 3 pilares bem distintos: Deixa, Rotina e Recompensa. 

A Deixa funciona como um clique ou um start para fazermos algo. Por exemplo escovar os dentes após a refeição. A refeição é a deixa para escovarmos os dentes, para podermos deixar a nossa saúde bucal em dia. Nisso, escovamos os dentes (rotina) para ter uma boca limpa, hálito refrescante e com sensação de limpeza (recompensa). Aliás, esse costume de escovar os dentes, surgiu nos anos 1900 como proposta de marketing de uma pasta dentária. E nós seres humanos estamos sempre atrás de grandes recompensas, o que nos leva a uma rotina e consequentemente a uma deixa. 

Alguns hábitos estão instalados em nossa vida que nem conseguimos perceber. Isso devido a uma deixa de por exemplo estar passeando com a família e sentir um cheirinho de café em uma cafeteria, nisso vocês entram lá e começam a consumir. Passam alguns dias e quando se percebe já virou um certo vício estar na mesma cafeteria para saciar aquela vontade de tomar café, que assim como um exercício bem feito também gera dopamina no seu corpo. 

E como podemos construir um hábito de realizar exercícios físicos com uma certa frequêcia? Sabemos que uma atividade física gera vários benefícios. O problema é colocar o corpo em movimento para chegar nessa recompensa. Desta forma, pensamos em mudar a deixa. Que tal por exemplo deixar logo na entrada da sua casa uma troca de roupas para se exercitar? Pois quando chegar do trabalho, essa será a deixa para mudar sua rotina de sentar no sofá e ligar a sua tv. Um dia após outro sua rotina vai mudando e consequentemente você estará estimulado a fazer muito mais atividade do que antes. 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você