CORE 360 PRO
CORE 360 PRO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

EXERCÍCIO FÍSICO X DISTÚRBIOS DO SONO

EXERCÍCIO FÍSICO X DISTÚRBIOS DO SONO
Priscila Cartaxo Personal
mai. 31 - 2 min de leitura
000

O exercício tornou-se uma unanimidade na promoção da saúde e melhora da qualidade de vida, diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas e atuando como fator-chave para aumentar a longevidade. Em contrapartida, a perturbação do ciclo sono-vigília resulta em significativos danos à saúde e ao bem-estar, representando nos casos mais graves o risco de morte. (Eberhart R, Hu X, Foresman BH, 2000)
.
.
O sono é considerado um processo biológico 
complexo mediado por modulações neural e hormonal, no qual alterna períodos de vigília atuando como restaurador das funções orgânicas, levando a uma condição essencial para o crescimento (infância e adolescência), e a aprendizagem / memória e funcionamento do organismo. (Zanetti MC, Lavoura TNL, Machado AA., 2007)
.
.
Dentre os principais distúrbios do sono definidos na literatura encontram-se a insônia que é definida pelo Consenso Brasileiro de Insônia como "dificuldade de iniciar e/ou manter o sono e o sono não reparador, comprometendo as atividades diárias". Quando síndrome a insônia é considerada uma desordem primária que requer tratamento direto, como sintoma é secundária às condições médicas, psiquiátricas ou ambientais. O segundo distúrbio é a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), uma síndrome caracterizada por paradas respiratórias totais (apneias) ou parciais (hipopneias) recorrentes de obstruções das vias aéreas superiores durante o sono, ronco excessivo, e despertares que fragmentam o sono favorecendo a ocorrência da hipersonolência diurna, cefaléia matinal, alterações neurocognitivas e piora na qualidade de vida.

.
.
Estudos têm demonstrado que o exercício físico pode influenciar positivamente na qualidade de vida tanto em indivíduos com alguma patologia, quanto em populações
saudáveis. A prática da atividade física pode influenciar o sono, repercutindo em aumento das ondas lentas e redução do sono REM. (Araújo MFM, Freitas RWJF, Lima ACS, Pereira DCR, Zanetti ML, Damasceno MMC., 2018). Além disso, a prática regular de exercícios físicos é uma intervenção não farmacológica recomendada pela Associação Americana de Sono para promover um sono adequado.

.
.
#wefitnessjp #priscilacartaxopersonal 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você