Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Qualidade Absoluta

Qualidade Absoluta
Daniel I. Guerreiro
Jul. 4 - 4 min read
000

 

            De maneira geral, podemos afirmar que Integridade nada mais é que uma qualidade daquele que se comporta de maneira idônea, correta, avessa a qualquer tipo de corrupção ou desonestidade. Ou seja, ser o exemplo, adotar conduta e posturas corretas; o que se assemelha em muito com Ética

            No momento político e cultural em que vivemos muitos deixam de seguir os valores “éticos” e acabam trilhando caminhos questionáveis. Quando falamos de integridade, não estamos apontando apenas no campo das amizades e relacionamentos, mas também em relações comerciais.

            Poucas são as grandes assessorias esportivas e de educação que deixam de maneira explicita sua preocupação com a Ética. Um grande exemplo está no Framework da CORE 360, o qual Ética tem o mesmo peso de Mindset, Estratégia e Disciplina.

            Mas qual a relação dos profissionais de Educação Física e Integridade? Simples. Esses profissionais estão em constante contato com o público, seja fisicamente ou virtualmente, além de serem responsáveis por diversas pesquisas cientificas que, inegavelmente têm extrema importância para o desenvolvimento da profissão. Infelizmente, não é incomum vermos educadores físicos se envolverem em polemicas, seja essa com doping, manipulação de resultados ou assédios físicos e morais.

            Quem não se recorda do caso do ciclista Lance Armstrong e da Rede Atletismo, sediada em Bragança Paulista que teve cinco velocistas com exames positivos para EPO? Além do prejuízo para os atletas, os técnicos tiveram responsabilidades sobre os fatos e foram punidos pelas respectivas entidades. No primeiro caso, a Arbitragem do Desporto, com sede na Suíça baniu Johan Bruyneel de qualquer atividade envolvendo o ciclismo, já no segundo caso, Jayme Netto Júnior ficou fora das Pistas de Atletismo por 07 anos.

             Contudo, tal problemática não é exclusiva dos educadores físicos. Atingem também academias, assessorias esportivas, e qualquer outro segmento empresarial envolvendo o esporte. Empresas possuem vida Jurídica, e, logo, têm responsabilidade objetiva por todos os atos empresariais. Ou seja, caso algum colaborador se envolva em algum ato de corrupção com o Governo (municipal, estadual ou federal), a empresa será responsabilizada civil e criminalmente pelos atos, independente de dolo ou culpa de seus gestores. Além de multas, a perda de reputação é uma das consequências mais danosas, vez que traz consigo cancelamento de contratos com patrocinadores, fornecedores e clientes.

            O “Caso FIFA” é um grande exemplo do descrito acima. Em colaboração com a Justiça dos Estados Unidos, autoridades policiais da Suíça conduziram uma operação em Zurique para prender executivos do futebol que se reuniam para um evento da Fifa. Dentre eles, José Maria Marin, ex-presidente da CBF. Como consequência, a Gillette, Michelin, Unimed, Sadia e Samsung romperam com a entidade brasileira.

            Adotar uma postura correta independe do tamanho da sua carteira de clientes ou do tamanho da sua empresa. Optar por uma postura Integra e Ética é exercer a cidadania.

Podemos citar alguns dos benefícios que uma conduta ética pode gerar em prol de educadores físicos e gestores:

  • Mitiga a ocorrência de fraudes e de irregularidades;
  • Maiores e melhores chances de contratação;
  • Parcerias íntegras;
  • Atrai investidores;
  • Identifica riscos e soluções;
  • Visão ética para os colaboradores;
  • Garante a sustentabilidade do negócio;
  • Garante boa reputação .

 

          Caso um dia se depare com uma situação que gere dúvida quanto a Ética e Integridade, faça para si a seguinte pergunta: Seu eu tomar essa atitude ou decisão, poderei dizer abertamente e com orgulho para meus pais, marido, esposa ou filhos o que fiz? Caso a resposta seja negativa, já sabe qual o caminho a ser tomado!


Report publication
    000

    Recomended for you