Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Redução de peso pode evitar casos de câncer.

Redução de peso pode evitar casos de câncer.
Ismael Antônio dos Santos
Aug. 26 - 2 min read
000

Câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. Outros termos utilizados são tumores malignos e neoplasias. Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase. A metástase é a principal causa de morte por câncer.


🎓Um estudo epidemiológico feito no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em parceria com a Universidade de Harvard descobriu que pelo menos 15 mil casos de câncer no Brasil por ano poderiam ser evitados com a redução de peso e da obesidade. Até 2025, a tendência é que o número de casos atrelados ao sobrepeso suba para 29 mil por ano, representando 4,6% dos casos da doença no país.

De acordo com os pesquisadores, em 2025, haverá 640 mil casos de câncer no Brasil. Em 2012, esse número era de 470 mil. O IMC elevado (Índice de Massa Corpórea) é um dos principais fatores do aumento da incidência de casos. A população brasileira também vai aumentar e envelhecer, outro fator que interfere no maior número de casos da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 14 tipos de câncer estão relacionados com sobrepeso e obesidade: mama, cólon, reto, útero, vesícula biliar, rim, fígado, mieloma múltiplo, esôfago, ovário, pâncreas, próstata, estômago e tireoide.

A prevalência do câncer em mulheres é mais alta, muito pelo fato de três tipos de câncer estarem relacionados com o sexo feminino (câncer de mama,  câncer de colo de útero e de ovário). Em 2025, 18.837 mulheres terão câncer associado ao sobrepeso, representando 6,2% do total. Nos homens, o número estimado é de 15.702 (3,2%).


Report publication
    000

    Recomended for you