Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A pratica de exercícios utilizando máscara!

A pratica de exercícios utilizando máscara!
Lucas da Silva Costa
Jun. 10 - 4 min read
000

A pratica de exercícios em tempos de Covid-19, com a utilização de máscaras faciais!

Atualmente muitas pessoas acabam se perguntando sobre realizar exercícios físicos, como correr, andar de bicicleta, dentre outras com a utilização de máscara facial e como isso afetaria sua respiração, desempenho, chances de espalhar e/ou contrair o vírus.

Geralmente, sim, é seguro para a maioria das pessoas exercitarem-se enquanto usam uma máscara facial. A maioria das pessoas podem realizar todos os tipos de exercícios com a máscara facial, sem maiores riscos. Porém, você deve se monitorar em relação de como está se sentindo durante o exercício e observar sintomas específicos, como tonturas, dormência, formigamento, cansaço extremo e falta de ar.

As pessoas que têm condições cardiovasculares ou respiratórias subjacentes devem ter um cuidado maior ao se exercitar com uma máscara facial. A severidade de sua condição determinará se é apropriado ou não que eles se exercitem utilizando uma máscara facial.

Alguns exemplos de tais condições incluem asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite, fibrose cística, fibrose pulmonar e quaisquer outras condições que afetem o coração e/ou os pulmões.

Caso você tenha alguma condição cardiovascular ou respiratória, é uma boa ideia perguntar ao seu médico sobre a pratica de exercício com a utilização de uma máscara facial, antes de tentar fazê-lo. 

Salienta-se que em algumas semanas, seu corpo certamente se adaptará a pratica do exercício com a utilização de máscara facial, tornando mais eficiente o seu metabolismo do oxigênio, mas isso leva tempo, se você começar a se sentir tonto, desequilibrado ou excessivamente cansado, PARE. Seja esperto e não exagere, esse não é o momento apropriado para buscarmos nosso melhor condicionamento. 

As pessoas que se exercitam com uma máscara facial, podem sentir alguma resistência à respiração, dependendo da espessura do material que foi fabricada a sua máscara. Por exemplo, Se a boca e o nariz estiverem totalmente cobertos, pode haver alguma limitação à ingestão de ar, o que pode aumentar o desconforto e atenuar o desempenho durante a pratica esportiva.

As máscaras possuem níveis variados de restrição ao fluxo de ar, dependendo da espessura do seu material, com menos ar, seu corpo tem menos oxigênio disponível para utilizar durante o exercício para converter glicose [açúcar] em energia. 

Comparado à respiração normal, o uso de qualquer tipo de máscara protetora diminui o fluxo de ar para os pulmões. Menos oxigênio nos pulmões significa menos oxigênio na corrente sanguínea e nos músculos que trabalham, o que com isso acaba dificultando o treinamento. 


Destaca-se também que as máscaras “ficam rapidamente molhadas” e se agitam enquanto nos exercitamos e a umidade em nossa respiração acaba se acumulando ali, relata o Dr. Louis-Philippe Boulet, professor de cardiologia e pneumologia da Universidade Laval na cidade de Quebec.

Inspirar (puxar o ar) através de uma máscara úmida tende a parecer ainda mais árduo do que quando a máscara se encontra seca. Pior, diz ele, as máscaras úmidas "perdem a eficiência antimicrobiana", portanto assim como lavamos nossas roupas após realizar atividades físicas, devemos também lavar com freqüência nossas máscaras.

Qualquer que seja a sua escolha, mantenha a distância. A precaução mais importante é o distanciamento social. Fique a pelo menos um metro e oitenta de distância de outra pessoa que está realizando também a sua atividade física. E desinfete suas mãos e sua máscara assim que chegar em casa.

Fonte: https://www.nytimes.com/2020/04/10/well/move/coronavirus-exercise-outdoors-mask-running-cycling.html /; https://www.cnet.com/health/how-to-safely-exercise-with-a-face-mask-on-during-the-coronavirus-pandemic/


Report publication
    000

    Recomended for you