Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Dorme mal? Então leia!

Dorme mal? Então leia!
Dandara Patricio
Jun. 29 - 2 min read
000

 

Olá, hoje quero falar sobre um assunto muito importante e crucial para a vida que é o SONO.
 

A qualidade do sono interfere diretamente na nossa qualidade de vida como já sabemos, mas muitas vezes não procuramos a causa e negligenciamos algo tão importante. ⠀⠀

A utilização de fármacos como aliados na indução do sono não substituem e também não realizam seus processos naturais, o que a longo prazo podem trazer sérias consequências ao nosso organismo.

Vou citar algumas evidências com relação ao exercício físico na melhora do sono:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

▪️ Atualmente, os exercícios são reconhecidos pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção não-farmacológica para a melhora do padrão de sono (LAVIE, 1996).

 

▪️O exercício pode acelerar o deslocamento de fase de alguns marcadores biológicos, como a liberação do hormônio melatonina, demonstrando assim uma relação direta com marcadores relacionados ao ciclo sono-vigília (MIYAZAKI et al., 2001).
 

Veja na imagem a seguir as fases do sono:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

▪️Alguns estudos descrevem a função crucial do hipotálamo na regulação da temperatura corporal e na indução do sono (LU et al., 2000).

 

▪️A teoria restauradora ou compensatória relata que a condição para a atividade anabólica durante o sono é favorecida após alta atividade catabólica durante a vigília (DRIVER & TAYLOR, 2000) ou seja, com o gasto energético induzido pelo exercício físico, se faz necessário um sono restaurador, o que ocorre com maior facilidade.

PORTANTO...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O exercício causa inúmeras reações benéficas dentro do corpo! Não deixe que apenas a estética te leve a uma academia! 
 

VOCÊ É MAIS FORTE DO QUE IMAGINA! ACREDITE. 
 

Abraço!!


Report publication
    000

    Recomended for you