[ editar artigo]

Esse tal de movimento 3D

Esse tal de movimento 3D

Desde o início da graduação, sempre fiquei inquieto em tentar entender o movimento e os seus benefícios, porém todo aprendizado durante o curso se deu de forma segmentando e mecânica, bem diferente do que hoje entendemos de movimento.

Quando consegui compreender o todo, entendemos que o movimento é triplanar, tridimensional, como em um motor, se alguma de suas engrenagens não for usada poderá gerar um defeito, assim, também, é o corpo humano, se não usarmos ele no todo, um dos planos de movimento poderá dar "defeito", criando aderências.

Por anos fui treinando em máquinas biplanares, e as minhas engrenagens aderiram umas as outras, isso fica claro na foto, a da direita mostra diversas alterações nesse plano de movimento esquecido pelas máquinas, disfunções rotacionais, o que após alguns meses de exercícios voltados ao movimento, foram minimizadas.

O desafio, presente e futuro, do profissional de Educação Física é encontrar movimentos que nos explicitem a queixa do aluno, e a partir dos resultados das avaliações, saber usar movimentos que tratem as disfunções apresentadas.

CORE 360 PRO
Jose Henrique Dantas
Jose Henrique Dantas Seguir

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário ASCES. Pós graduação em Gestão Governamental. Pós graduação em Treinamento Funcional na Saúde e na Performance, MasterTraining CORE360, Bacharelando em Fisioterapia.

Ler matéria completa
Indicados para você