Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Exercícios com o peso corporal

Exercícios com o peso corporal
Ismael Antônio dos Santos
Sep. 5 - 1 min read
000

Devido o fechamento das academias, causado pela pandemia do COVID-19, os exercícios com peso corporal ganharam maior destaque.

Apesar de antigos, os exercícios com o peso corporal estão em alta principalmente pela sua  praticidade, independência e baixo custo. Porém,  para que um programa de treinamento baseado nesse tipo de exercícios  seja, de fato, eficiente, a aplicação adequada de variações e progressões é fundamental.

Segundo a literatura há diferenças entre exercício com peso corporal e calistenia. 
Exercício com o peso corporal: Esse tipo de exercício físico visa promover adaptações multissistêmicas utilizando o peso do corpo como sobrecarga com nenhum ou pouco implemento.
Calistenia: E um método de treinamento independente que apresenta conceito e características próprias. Uma sessão de treino calistênico deve apresentar uma estrutura lógica e sistematizada de modo que seja clara a execução, velocidade, tipos de exercícios, vias metabólicas estimuladas, capacidades físicas dentre outros aspectos.

É importante que o Profissional de Educação Física faça anamnese e avaliação física prévia antes da prescrição de treinos. 
Quer saber mais sobre progressões e estímulos das capacidades físicas com o peso corporal?
Entre em contato comigo pelo Instagram @ismaelsantos.personal .

Referências: Rev. Bras. De Fisiol. Exerc. 2020: 19(1):13-14


Report publication
    000

    Recomended for you