Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Os Efeitos da Liberação Miofascial com ROLO no Desempenho Esportivo.

Os Efeitos da Liberação Miofascial com ROLO no Desempenho Esportivo.
Michael De Paula
May. 14 - 2 min read
000

Recentemente fiz um post na plataforma do CORE 360PRO que abordou uma tarefa que se faz presente em um dos pilares obrigatórios do nosso sistema de treinamento, que é a parte de ATIVAÇÃO MIOFASCIAL, dentro do pilar PREPARAÇÃO DE MOVIMENTO. Portanto, nossa linha utiliza diversos implementos para esse fim e dentre eles o ROLO de liberação como parte dos aquecimentos pré-atividade, sendo essa sequência feita da seguinte maneira:
1) Ativação Miofascial
2) Ativação do Core
3) Alongamento Dinâmico
4) Ativação Neural
Diversas técnicas têm tomado grande protagonismo dentro do treinamento, sempre com a finalidade de ajudar o atleta e garantir melhores performances. A auto liberação é uma das técnicas mais utilizadas na atualidade e que mais se destacam com uso de implementos (nesse caso o foam roller). Porém, será que essa técnica é capaz de promover uma melhor condição de performance e também recovery? 
Para elucidar e responder essa questão, Healey e seus colaboradores (2014) avaliaram 26 atletas (13 homens e 13 mulheres), divididos em dois grupos, onde o primeiro realizou uma série de pranchas, seguido por testes físicos de performance, como o salto vertical e teste de agilidade), e o outro grupo realizou uma série de auto liberação miofascial também seguido por testes físicos. 
Após a realização do protocolo destinado a cada grupo, eles inverteram os protocolos (cross over study design). Após a intervenção, os resultados encontrados não foram favoráveis tanto para as pranchas, quanto para a auto liberação miofascial antes dos testes de performance.
Contudo, a fadiga após os testes foi significativamente menor para o grupo que realizou a auto liberação miofascial. Dessa maneira, a utilização de foam roller para a melhora da performance esportiva não parece ser eficiente, e, apesar disso, a redução da fadiga após trabalho pode favorecer indiretamente a ganhos futuros de performance, por ajudar na recuperação. Além disso, há diversas indicações para o uso do foam roller, sendo uma delas a ativação Miofascial para ajudar na vascularização da região desejada após o uso do rolo.
REFERÊNCIA:

HEALEY, Kelleher C. et al. The effects of Miofascial release with foam rolling on performance. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 28, n. 1, p. 61-68, 2014.


Report publication
    000

    Recomended for you