Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Sarcopenia

Sarcopenia
Andressa Teixeira
Jun. 19 - 3 min read
000

A sarcopenia é um processo natural do envelhecimento caracterizada por uma progressiva redução da massa muscular, força e desempenho musculares, pode estar associada a diversas outras morbidades ocasionando aumento do risco de eventos adversos como: incapacidade física, perda da qualidade de vida e até a morte.

Por ser um processo fisiológico a sarcopenia não era tida como uma doença. O mesmo aconteceu com a osteoporose, por exemplo até o fim dos anos de 1980.

Em geral a força muscular atinge seu auge pouco antes dos 30 anos quando começa a sofrer um declínio natural, tornando se mais significativo ao 40 quando passa a ser de 0,5% ao ano, chegando a 1%  após os 65 anos de idade.

dentre os principais fatores que levam a sarcopenia , podemos citar o sedentarismo, a má alimentação  e o desequilíbrio hormonais.

Etiologia da sarcopenia pode ter origem primária ou secundária, sendo caracterizadas como:

Origem primária: quando é associada com o processo de envelhecimento.

Origem secundária: quando se relaciona com outros fatores que podem desencadear a patologia , entre elas:

- Inatividade Física 

- Estilo de vida sedentário

- Falta de condicionamento físico

- Fatores nutricionais, como de forma inadequada  de proteínas e energia e má absorção por desordens gastrointestinais 

- Distúrbios endócrinos e inflamatórios .

Entre outros .

                     TRATAMENTO DA SARCOPENIA

A prescrição  do tratamento vai depender dos fatores etiológicos.

Ressaltando à pratica de exercícios físicos ,sendo que o exercício de resistência é a intervenção mais efetiva para o aumento de força e massa muscular.

Os exercícios dinâmicos estimulam o máximo de músculos possíveis ,com movimentos concêntricos e excêntricos , deve-se considerar  a prescrição para os principais grupos musculares e que envolva um grande número de articulações sendo parte essencial contra a perda muscular.

Os exercícios físicos gera ótimos resultados , promovendo aumento da massa muscular, evitando o desequilíbrio  na síntese proteica. A ideia é associar força muscular , massa magra e desempenho físico.

Os resultados dos exercícios físicos , bem como em outros casos ,aparecem com o tempo. Sendo assim deve-se tornar hábito, integrando o treino a rotina semanal, obedecendo o princípio da continuidade  acompanhado por um profissional de Educação Física que realizara o treino eficiente e de maneira progressiva.

Abandone o sedentarismo, a falta de exercícios físicos faz mal para o corpo e para a mente. Escolha uma modalidade que lhe da prazer e garanta uma melhor qualidade de vida 

 


Report publication
    000

    Recomended for you