Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Sistema Core360: Pilar Pré Habilitação

Sistema Core360: Pilar Pré Habilitação
José Nelson R. de Castro
Jun. 10 - 2 min read
000

Fala galera! Hoje abordarei o Pilar Pré Habilitação do Sistema de Treinamento Funcional Core360 como forma de integrarmos os conceitos.

Após realizarmos uma avaliação de movimento (padrão Core360) temos em mãos alguns parâmetros que nos ajudarão a prescrever o treinamento de nosso cliente de forma segura e eficiente, de modo a previnir lesões com o decorrer da periodização.

Este pilar me dá as ferramentas necessárias para que eu possa desenvolver a base do treinamento do meu cliente me favorecendo relações de equilíbrio e reduzindo desta forma as incidências de lesões.

Para me ajudar na elaboração de um programa seguro este pilar me oferece algumas estratégias onde posso e devo sempre utilizar nas sessões de treinamento:

- Moestabilidade: onde elaboro tarefas específicas de acordo com a função de cada articulação. Analisando "Joint by Joint" vimos que as articulações intercalam suas funções em estabilidade e mobilidade.

- Alongamentos Específicos: Com tarefas específicas podemos sanar encurtamentos musculares responsáveis por gerar grande parte de lesões. Utilizamos como ferramentas os Alongamentos estáticos, dinâmicos e o FNP (Facilitação Neumuscular Proprioceptiva)

- Propriocepção: Aqui utilizamos tarefas que promovam a cinestesia e o equilíbrio dinâmico e estático através da coordenação dos disparos neuro-musculares periféricos de forma a promover estabilidade nas articulações em movimentos funcionais. Famoso treino de equilíbrio.

- Equilíbrio Muscular: quando detectamos assimetrias e disfunções musculares em nossas avaliações agora é hora de promover este equilíbrio, pois quando colocamos uma carga simétrica em um estrutura assimétrica, potencializamos o problema.

Prevenção de lesão = Pilar Pré Habilitação

Até breve galera!


Report publication
    000

    Recomended for you