Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Sistemas e Matrizes.

Sistemas e Matrizes.
Luciano D'Elia
Dec. 3 - 3 min read
000

Não há máquina mais perfeita do que o corpo humano, um rico sistema repleto de habilidades inatas, cujos potenciais de movimento são frequentemente subaproveitados. Uma criança, por exemplo, é capaz de agachar para apanhar um objeto com a postura correta naturalmente, mas tende a assimilar padrões errôneos de movimentação ao longo da vida.

A partir da minha experiência, estou certo de que desde o mais sedentário dos indivíduos até atletas de altíssimo nível podem recuperar e ganhar cada vez mais inteligência corporal de movimentos a partir do treinamento funcional. Compreendendo os desafios de cada cliente e utilizando ferramentas universais e métodos que se adaptam a diferentes situações e perfis de praticante, cria-se consequentemente um processo de avaliação constante que garantirá melhorias progressivas ao próprio treino. O raciocínio sistêmico é que faz a diferença.

SISTEMA DE PILARES DO CORE 360º

As coisas parecem complicadas, até que sejam organizadas.

Para isso é bom ter como regras de ouro:

  1. Resolução de demandas e problemas individuais considerando todas as informações e referências possíveis sobre o cliente. Quanto mais conhecimento o profissional dispor sobre áreas diversas como comportamento, ciências mecânicas, equipamentos, produtos, economia e arquitetura, mais holística será sua visão de treino e melhor será seu desempenho. 
  2. Desenvolver um programa customizado, com base nas demandas e especificações de cada cliente. 
  3. Traçar planejamento com começo, meio e fim, em que o cliente compreenda claramente o quê, como e quando deve ser realizado para atingir a proposta original.
  4. Testar tudo antes de demonstrar e aplicar ao cliente. Novos exercícios, propostas de intensidade e qualquer agregação devem ser testados pelo próprio profissional antes de ser proposto ao aluno.

O conceito de matriz pela sua eficiência, elegância, poder e utilidade dá origem a uma das mais importantes ferramentas da matemática. Possui inúmeras aplicações e é um objeto básico dentro da metodologia estatística. Matrizes são objetos matemáticos organizados em linhas e colunas. No nosso contexto as linhas e colunas da matriz são formadas pelos elementos que formam os objetivos, necessidades reais, potencial de movimento do indivíduo que será submetido ao programa de treino. Sendo assim, não existem fórmulas prontas ou ideias pré-concebidas. Nossa visão de treinamento funcional mostra que cada indivíduo mostra um novo desafio no que tange a construção de modelo de atendimento a ser adotado.

Um modelo que não deve atender suas expectativas e objetivos, mas sim superá-los, mostrando através de cada sessão um novo universo de possibilidades de movimento e aprendizado. Nesse processo atender somente os objetivos, limita em muito as possibilidades e os resultados. Para elevar os resultados do programa a outro nível, faz-se necessário considerar o que ele precisa, ou seja identificar suas necessidades reais; e o que ele pode fazer, seu potencial de movimento não explorado. Usando essa matriz, o resultado é um conceito que contempla todos os elementos necessários para o desenvolvimento atlético pleno.


Report publication
    000

    Recomended for you