[ editar artigo]

Você sabe a importância da mobilidade?

Você sabe a importância da mobilidade?

Você sabe o que é mobilidade e qual a sua importância?

O corpo humano foi projetado para se mover, onde movimentos eficientes envolvem numerosos músculos e articulações trabalhando juntos simultaneamente, caso algo não funcione de maneira harmônica, nosso corpo acaba sobrecarregado e o risco de lesão aumenta.

No que se refere ao exercício e à atividade física, os três segmentos do corpo que permitem maior mobilidade são: o complexo pé e tornozelo, o quadril e os segmentos intervertebrais da coluna torácica. As articulações que compõem esses três segmentos do corpo fornecem mobilidade importante nos três planos de movimento, essenciais para a eficiência ideal do movimento. 

A perda de mobilidade em uma dessas articulações, pode afetar a estrutura e a função de todo nosso corpo. Se uma articulação perde mobilidade, isso pode afetar as articulações acima ou abaixo, alterando bastante sua capacidade de funcionar corretamente.

Em um agachamento livre, por exemplo, é essencial apresentar mobilidade plena dos tornozelos, estabilidade suficiente nos joelhos e mobilidade de quadril para agachar com segurança, além de força e controle da região lombar, mobilidade na região torácica e estabilidade na região das escápulas para manter uma barra pesada na frente do corpo.

Portanto, é importante as pessoas tirarem um tempo antes e/ou após o seu treinamento, dedicado à melhoria da sua mobilidade. São exercícios básicos e de rápida realização, perdendo no máximo de 5-10 minutos diários, que já podem ser suficiente para a pessoa observar a evolução.

Sendo assim, torna-se imprescindível que o trabalho atencioso às articulações, principalmente ao ganho de mobilidade, deve estar presente na programação diária dos seus treinamentos, visando melhorar a sua performance durante a pratica esportiva e diminuindo o risco de sofrer lesão.

Lembre-se, procure um profissional qualificado para lhe auxiliar!

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25133083 ;www.functionalmovement.com

CORE 360 PRO
Lucas da Silva Costa
Lucas da Silva Costa Seguir

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Esportiva. Cursos CORE 1,2,3,4,5,6,7,8. Professor CORE 360º

Ler matéria completa
Indicados para você